quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Paraná está em alerta para epidemia de dengue na temporada de verão

A temporada de verão nem começou, e o Paraná já está em alerta para uma epidemia de dengue entre o fim deste ano e 2014. Os primeiros boletins com dados da doença, neste segundo semestre, mostram uma infestação baixa, com 77 casos confirmados entre agosto e outubro. No entanto, os trabalhos de prevenção já começaram. A região oeste do Paraná é uma das mais afetadas pela doença, e ano após ano passa por surtos da doença. O superintendente de vigilância em saúde do estado, Sezifredo Paz, diz que esta primeira etapa dos trabalhos foi para orientar na chamada “retaguarda” da dengue.
A intenção é organizar uma rede de atendimento aos casos da doença, com protocolos específicos de tratamento. Outras reuniões como esta serão realizadas também na região norte do Paraná, onde a dengue costuma ter uma grande incidência durante a temporada de verão.
No final do mês que vem, está prevista uma campanha de mobilização contra a dengue, com mutirões de limpeza e conscientização dos moradores das cidades do oeste e norte do estado.
Na última temporada de análise, entre julho do ano passado e agosto deste ano, 23 pessoas morreram por causa da dengue. Outros mais de 54 mil casos foram confirmados.