Cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores e técnicos de 85 universidades do Brasil estarão participando de 8 a 11 de dezembro no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, de Laranjeiras do Sul, do 5° Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo.
A professora Ana Cristina Hammel (campus Laranjeiras do Sul), disse que o seminário tem como objetivo o debate da conjuntura político-econômico nacional, com foco na educação do campo. “O que marca esse nosso evento é a região em que estamos - com vários assentamentos, terras indígena, uma boa oportunidade para reconhecer esse espaço”, disse Ana Cristina.
O vice-reitor da UFFS, Antonio Andreolli, revelou que o evento é um momento histórico tanto para a UFFS como para o campus de Laranjeiras do Sul. E deu uma ótima notícia. “Há uma grande expectativa de construirmos na Vila Velha (antiga sede da Eletrosul), uma área de 230 hectares, um Centro de Educação do Campo com curso em regime de alternância - onde o estudante fica um período na sua comunidade e outro na universidade. Estamos construindo um amplo projeto pioneiro em termo de Brasil, onde todos os cursos do campus da UFFS, sejam realizados em regime de alternância. Essa é uma proposta inédita que também será discutida nesse seminário”, disse o vice-reitor.
Representando o Executivo Municipal, o prefeito em exercício de Laranjeiras do Sul, Ivan Théo, disse que o evento orgulha a cidade. “Laranjeiras do Sul está feliz em receber alunos e professores de todo o Brasil e sendo destaque positivo no cenário nacional; lembrando que no mês passado também tivemos essa honra em Brasília com a premiação do projeto ‘Sabor de Mãe’ da agricultura familiar. Vivermos bons momentos”, confessou Ivan.
Um grupo fluminense também se fez presente. Jaqueline de Souza Gomes, de Santo Antônio de Pádua, vice-coordenadora do curso Educação do Campo, revelou que essa é a primeira vez que seu grupo participa de um evento dessa natureza. “Espero levar para minha comunidade e meu Estado, informações para estruturar melhor o nosso curso, que só tem um ano de existência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.